Concisamente e para quem pouco sabe acerca deste assunto, o Vegetarianismo é um regime alimentar no qual todos os tipos de carne, peixe, bem como alimentos derivados dos mesmos são abolidos.
Baseia-se no consumo de produtos de origem vegetal, ficando ao critério do consumidor a inserção de lacticínios e ovos na respectiva alimentação.
No aprofundamento do assunto, pode referir-se que há, actualmente, 4 tipos de Vegetarianismo. São eles:
- O Vegetarianismo Estrito (no qual não são, obviamente, consumidos quaisquer tipo de carne, assim como não são consumidos ovos nem produtos lácteos, essencialmente);
- O Ovovegetarianismo (no qual os ovos são consumidos);
- O Lactovegetarianismo (no qual o leite e seus derivados são consumidos);
- e o Ovolactovegetarianismo (no qual ambos os produtos acima referidos são consumidos).
O Vegetarianismo Estrito é frequentemente confundido com o Veganismo. Embora sejam regimes alimentares maioritariamente semelhantes, o Veganismo não só consiste na abolição total de produtos animais na sua alimentação, mas também no uso de produtos testados em animais, na não-aceitação do uso de animais em circos, touradas e afins, ou qualquer outra forma de exploração animal. Consequentemente, o Veganismo traduz-se através de um respeito pelos animais, complementado com uma dieta alimentar estritamente vegetariana.
Sem comentários:
Enviar um comentário